O maná do céu? o que seria?

O maná do céu, O que seria o maná? o que a bíblia relata sobre ele? qual é sua forma? o seu sabor? como chegava até o povo?… Já se perguntou sobre isso então vamos nos alimentar!

fez chover maná para que o povo comesse, deu-lhe o pão dos céus.

Salmos 78:24

O que é maná?

Tal como é narrado no livro do Êxodo, o maná refere-se ao “pão do céu” (Ex 16,4), o alimento diário dado por Deus ao povo de Israel durante os quarenta anos da sua travessia pelo deserto em direção à terra prometida: “eis que à superfície do deserto havia uma substância fina e granulosa, fina como geada sobre a terra. Os filhos de Israel viram e disseram uns aos outros: “que é isto?”, pois não sabiam o que era aquilo. Disse-lhes Moisés:
“Isto é o pão que o Senhor vos deu para comer.” (Ex 16,14-15).

maná

As investigações das ciências naturais, principalmente de Bodenheimer, concluíram que o maná deriva de uma planta, o tamarisco, pertencente à espécie lecanora que se encontra na península sinaítica, e que é
granulosa, aguada, de cor branca e com sabor a mel (Ex 16,31).

O maná do céu Trata-se da secreção produzida pelo tamarisco, chamado de tamarix mannifera, que cai no solo em forma de bolinhas muito doces e que se derrete com o calor do meio-dia.


Para além do maná, o povo ter-se-á alimentado, também, de codornizes (Ex 16,12-13; Nm 11,31-32), de “ovelhas, bois e gado” (Ex 12,38) que trouxe consigo do Egito e de outros alimentos encontrados nos oásis onde repousavam (Ex 15,27).

Desenvolva ainda mais sua capacidade de absorção da bíblia, nós que amamos a palavra de Deus precisamos estar sempre com versículos na ponta da língua!

maná

Conheça o estudo que vai mudar sua vida nesse sentido!

O Simbolo do Maná!

O maná não é, apenas, o alimento de subsistência para o povo de Israel, mas é, também, a afirmação da glória de Deus no meio dele. Através deste alimento, Deus responde às dúvidas do seu povo que tinha murmurado contra Si (Ex 16,7).

Ao mesmo tempo, Deus coloca, de forma pedagógica, o povo à prova: “Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?” (Ex 16,28).

Você pode gostar...

Deixe seu comentário!